ATENÇÃO: O blog está de casa e cara nova.
O novo endereço agora é http://www.jjocenio.com.

Se você não for redirecionado automaticamente, por favor, clique link acima.

Rode tudo com Crossover

Apesar de concordar que na grande maioria das vezes as soluções disponíveis no linux serem tão boas ou até melhores que as soluções disponíveis em Windows, as vezes simplesmente não dá.

Eu, por exemplo, trabalho muito com Enterprise Architect da sparx e com o MS Visio. O EA é uma ferramente UML sem comparações. Até acho que o ArgoUML é bom, mas não é comparável ao EA. O DIA, em termos de funcionalidade é bom para diagramas, mas as figuras são 'feinhas' e é difícil encontrar outras novas.

Pois bem, esses dias encontrei o Crossover da CodeWeavers (http://www.codeweavers.com/products/cxlinux/). Apesar de ser pago, acho, sinceramente, que ele vale os quase US$ 70 que cobra pela versão professional. Não só pelas facilidades e funcionalidades que possui, mas, principalmente, por dar a opção de utilizar o SO de minha preferência para executar os programas que desejo.

Controle remoto do PC

Há algum tempo vinha procurando uma forma de controlar o pc remotamente a partir de algum dispositivo pequeno, como o celular por exemplo. Minha idéia é montar uma estação multimídia com um PC ligado à TV e ao equipamento de som.

Talvez alguns já conheçam, mas eu só o descobri ontem. É o anyremote. Um ótimo aplicativo que permite controlar o PC inteiro através do celular. A conexão pode ser feita por uma série de formas: bluetooth, wi-fi, irda, serial, cabo, etc. No meu caso, estou usando bluetooth, pois o meu celular não tem wi-fi :(. O aplicativo ainda conta com uma interface gráfica para GNome e outra para KDE, gAnyremote e kAnyremote, respectivamente.

O anyremote se baseia em scripts de configuração que definem as ações para cada tecla pressionada. Isso traz uma flexibilidade impressionante. Atendeu perfeitamente as minhas necessidades.

Instalar o aplicativo é muito simples (para quem usa Debian ou Ubuntu, ele está disponível pelo apt-get). É preciso ainda instalar uma pequena aplicação cliente no celular. Depois de iniciar o anyremote, basta entrar na aplicação no celular, menu opções e escolher a forma de conexão (no meu caso, 'Enter BT address') e pronto o celular virou uma extensão do meu Linux.

Para saber mais detalhes sobre instalação e configuração do anyremote, visite http://anyremote.sourceforge.net/ , ou veja o ótimo tutorial sobre isso no Viva o Linux no endereço http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Transforme-seu-celular-em-controle-remoto-Bluetooth-no-Linux/ .

Geração de chaves em Java

Nesse post quero demonstrar como gerar um par de chaves publica-privada para criptografia.

O idéia de par de chaves é bem simples:
  • Gera-se um par de chaves, uma pública e uma privada;
  • A chave pública é distribuída para quem for de interesse e a chave privada fica com o dono da chave;
  • Antes de enviar uma mensagem, por exemplo, o remetente usa a chave pública para criptografá-la;
  • Uma vez criptografada, a mensagem só poderar ser descriptografada utilizando a chave privada. Como só o destinatário possui essa chave, só ele poderá ler a mensagem.
Junto com a instalação padrão do JDK, vem uma pequena ferramenta chamada keytool, que serve para genrenciamento de chaves e certificados.
keytool -genkeypair -alias jarbaslima -keyalg DSA -keysize 1024 -keystore chave-jarbaslima.keystore -storepass jl123s
  • O primeiro parâmetro (-genkeypair) é o comando;
  • O segundo informa um apelido para o par de chaves;
  • O terceiro é o algoritmo usado na geração;
  • O quarto é o tamanho da chave. Quanto maior, mais seguro e mais lento;
  • O quinto é o nome do arquivo onde será armazenado o par de chaves;
  • O último é a senha que irá proteger o arquivo;
O keytool solicita uma série de informações sobre quem está gerando a chave: nome, empresa, departamento, cidade, estado e país.
Depois de gerada, nós precisamos agora exportar a chave pública (certificado) para que seja distribuído.
keytool -exportcert -alias jarbaslima -keystore chave-jarbaslima.keystore -file jl-chavepublica.cert
O parâmetro -file informa para qual arquivo a chave deve ser exportada.
Para saber mais sobre o keytool, consulte http://java.sun.com/javase/6/docs/technotes/tools/windows/keytool.html

Alterando Locale no Linux (Ubuntu)

Abrindo os trabalhos...

Para iniciar, aqui vai uma dica simples de como alterar o locale padrão de sistemas Linux, em especial Ubuntu e outros derivados do Debian.

Alguns sistemas Linux utilizam o sistema UTF-8 como charset padrão e isso provoca problemas para quem trabalha em ambientes mistos, já que o padrão do windows para português do Brasil é o ISO-8859-1.

Pois bem, para alterar o locale basta executar os comandos abaixo.

$ locale-gen pt_BR.ISO-8859-1
$ dpkg-reconfigure locales

Abraços.

Post Inaugural

Caros,

Esse é o post inaugural do meu novo blog. Aqui vou postar sobre assuntos diversos, mas principalmente sobre informática em geral, Java e Linux. Espero agradar.

Abraços a todos e comentem os posts.